EXPOSIÇÃO Retratos Instintivos-Sensoriais
”2010 Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social”
PIEF-1
Este evento, que fazia parte do Plano Anual de Actividades do Agrupamento, foi agendado para o dia 8 de Janeiro prolongando-se até ao dia 22 de Janeiro de 2011. Sendo esta uma exposição temporária foi organizada para ter lugar no Centro Comercial Vivaci da cidade da Guarda. Para a actividade se realizar, a Câmara Municipal da Guarda disponibilizou vários expositores verticais em grade para colocação dos trabalhos.
A exposição teve como principal objectivo, a divulgação dos trabalhos realizadas pelos alunos permitindo evidenciar a riqueza, a diversidade, a sensibilidades e a experiência adquiridas.
Este projecto teve como finalidade a divulgação, sensibilização e informação a Comunidade Educativa, e não só, para a problemática da pobreza e exclusão social.
Na exposição, a docente responsável colocou um trabalho de cada aluno, consciente da sua importância para o reforço da autoconfiança e da auto-estima do aluno, pilares da consolidação da autonomia do individuo.
As realizações/produtos concretos que se efectuaram para incluir na exposição foram de expressão plástica e artística sobre a forma de composições bidimensionais (retratos instintivos-sensoriais) utilizando como técnica vários estudos individuais do rosto em papel utilizando o tacto. Para conferir uma maior riqueza aos trabalhos foram utilizados e colados padrões em papel culminando o trabalho com a utilização da técnica de Action Painting.
Este projecto foi recebido pelos alunos desde o início com bastante entusiasmo não só pela temática e técnicas utilizadas mas também pelo facto de poderem expor o seu trabalho à população da cidade.
Vi estes trabalhos e achei extraordinário. Com a leitura deste documentário fiquei a perceber melhor o significado das «máscaras» cujo sentido não tinha entendido. Fiquei satisfeito ao saber de como o empenho dos jovens foi conseguido nesta actividade.
ResponderEliminarFernando Peixoto